O Governo do Rio Grande do Norte assinou na última segunda-feira, 29 de maio, com a EDF Renewables e com a Internacional Energias Renováveis, Memorando de Entendimentos para desenvolver ações de mútua cooperação e intercâmbio visando o desenvolvimento de projetos de geração de energia eólica offshore e produção de hidrogênio verde no estado.
A EDF Renewables quer desenvolver, construir, operar e manter um complexo eólico em alto mar, no litoral potiguar, com capacidade estimada de até 2 GW e previsão de início das atividades em 2030. A experiência internacional da geradora, que conta com mais de 1 GW em operação e mais de 10 GW em construção e em desenvolvimento no segmento offshore ao redor do mundo, garante a capacidade técnica necessária para a viabilização do projeto.
O complexo eólico offshore no Rio Grande do Norte é desenvolvido em conjunto com a Internacional Energias Renováveis, empresa potiguar de projetos de geração que desde 2020 atua no desenvolvimento do empreendimento. A parceria e a estruturação inicial entre a EDF Renewables e a IER foi assessorada pela Sunsto Renováveis, empresa de desenvolvimento e estruturação de projetos renováveis.